História

Marca

Com um design tão básico quanto o seu nome, MOLE Bags propõe uma nova maneira de pensar em bolsa: couro macio, silhueta simplificada, fluída e atemporal.
As bolsas são construídas a partir de couros reaproveitados da indústria e cuidadosamente selecionados (conceito upcycling).

Das combinações de texturas e cores seus modelos se multiplicam mantendo como linearidade a costura feita à mão, principal diferencial.

Ícone da marca, a flor Dente-de-Leão é considerada uma planta espontânea: nasce sem intervenção humana e cresce com facilidade indicando que é de fácil cultivo. Suas sementes levadas pelo vento se espalham e germinam em novos lugares.

Ótima alusão aos desejos da marca: semear e pertencer ao mundo.

A Marca e Seus Pilares

Atemporalidade

MOLE não se preocupa com as regras rígidas da moda e nem com a obrigatoriedade de lançamentos a toda hora.

Segue com seus modelos-ícones, brincando com cores e texturas e experimentando infinitas combinações e possibilidades. Orgulha-se de fazer parte deste movimento e deste novo olhar sobre o consumo: mais calmo, gentil e consciente.

Simplificação e fluidez

Livre de metais e zíperes, a leveza ganha importância junto com o minimalismo.
A crença é em produtos de design simplificado, com caimento fluído e confortável no seu uso.

A MOLE reduz-se ao essencial. Sem excessos.

Costurada à mão

Seu processo totalmente artesanal é o que diferencia a MOLE de outras bolsas.

Do corte até o fechamento artesãos como o Carlos, a Clara, a Artune e a Maude constroem produto a produto, contribuindo para elevar o valor do feito à mão.

A natureza do produto artesanal é especial e contempla o resgate de técnicas ancestrais como a costura manual e a preservação das suas heranças.

Couro Upcycled

Os couros, cuidadosamente selecionados, são reaproveitados da indústria. Evita-se assim o desperdício de materiais potencialmente úteis e desejáveis, já que o produto é atemporal e livre de modismos.

Fazendo uso de materiais já existentes, reduz-se o consumo de novas matérias-primas e, consequentemente, reduz-se o processo de toda sua cadeia de fabricação, como energia, poluição do ar e da água.

Os excedentes do couro, geralmente em pequenas partes, conferem ainda originalidade e exclusividade aos modelos, na melhor definição de “one-of-a-kind”.

Pequena produção

Comprar produtos de quem faz além de ser um estilo de vida, fortalece e impulsiona a produção local, fazendo girar a economia de uma maneira mais ética, transparente e consciente.

MOLE participa de Eventos que compartilham desta causa e valorizam a economia solidária e de Lojas interessadas no conceito artesanal e em produtos com histórias verdadeiras para contar.

MOLE BAGS: 100% couro upcycled. Costurada à Mão. Pequena produção. Criada e feita no Brasil

A Marca e Sua História

Acredito que ter algo que nos inspire é encantador. Pensando nisso criei a MOLE BAGS no final de 2015, em Caxias, serra gaúcha. Sou Márcia, mãe da Stella, especialista em Marketing & Branding.

Ao me desligar do trabalho de quase 20 anos em uma grande indústria de moda, era hora de ficar em casa, dividindo-me entre a Consultoria que acabava de montar e os cuidados com a filha recém-nascida.

Em meio aos desafios deste novo-mundo-novo pensei em criar uma marca própria, afinal eu trabalhava há tempos com lançamento e desenvolvimento de marcas.
E bolsas, assim como sapatos, sempre foram, particularmente, meus objetos-desejo.

Queria criar bolsas onde as pessoas não se importassem com tendências e se identificassem com um design mais limpo, orgânico e sustentável, valorizando o conceito artesanal.

Desde o início a aceitação e o carinho do público que rapidamente se tornaram “amigas da marca” reforçaram este rumo e o ânimo em prosseguir.

MOLE BAGS segue hoje com a certeza de que está sendo construída em cima de pilares importantes e tão caros para mim: o reuso, a simplicidade, a exclusividade, o feito para durar e, principalmente, o feito à mão.

Em um conceito mais profundo, o fazer manual é quase terapêutico e se volta contra a velocidade do mundo atual.

É justamente no enfrentamento deste mundo frenético, mecânico e padronizado que sigo fazendo o trabalho da MOLE Bags e germinando suas crenças.

Márcia Garbin, criadora da MOLE Bags  – Foto por Roger Engelmann